marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
festa de santo Antonio, em louvor a mestre pai Antonio Raimundo da Silva.Celina,Alegre-ES
Descrição
A FESTA DE SANTO ANTONIO é uma produção social, organizada por um grupo de composição familiar, que é realizada todo ano, sempre em data próxima ao dia 12 de junho, data do aniversário do nosso Mestre de Caxambu Antonio Raimundo da Silva.O Mestre, “Pai Antonio”, como é chamado pelos seus familiares, tem 89 anos de idade, nasceu em 12 de junho de 1928, na Fazenda Horizonte em Alegre – ES é lavrador, aposentado, casado e detentor dos saberes do Caxambu do Horizonte, grupo este reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pela Superintendente do IPHAN-ES Diva Figueiredo em 21 de outubro de 2012. (Foto 1).
A festa surgiu ainda na infância de Pai Antonio, em cumprimento de uma promessa feita por sua Mãe, como agradecimento a Santo Antonio pela recuperação de sua saúde, após sofrer de grave enfermidade.
Esta promessa consistia na realização de uma ladainha (ato religioso católico) todo ano, na data do aniversário de Pai Antonio, acompanhada do oferecimento de um almoço aos parentes e amigos. Ao final do ritual religioso, reuniam-se no terreiro formando as rodas de caxambu, encerrando a celebração da data com muita alegria.
Na ocasião, as festas eram organizadas pela mãe de Pai Antonio, que quando se casou, recebeu dela o legado de continuar com a promessa, o que se mantém até a presente data.
Ao longo dos anos, a festa foi conquistando maior visibilidade social, oportunizando a apresentação de outros grupos culturais da região, atraindo cada vez mais turistas, que vinham até mesmo de outras capitais para participar do evento. Para tanto, Mestre Pai Antonio contava com a ajuda de seus familiares para a organização dos festejos.
Em 2008, o Caxambu do Horizonte, através do Mestre Pai Antonio foi muito bem retratado num vídeo produzido, por ocasião de sua participação na 5ª Mostra de Vídeo Ambiental – MoVa Caparaó, série “Retratos Caparoenses”, importante evento que objetivou a construção do desenvolvimento sustentável, como meio de consolidação da identidade e da construção da cidadania.
Em 2012, Mestre Antonio já em idade avançada e com algumas limitações de saúde, atribuiu a alguns de seus descendentes, a responsabilidade de toda organização da festa, sob a supervisão do mesmo. A partir de então, o grupo adotou formato institucional através da formalização da Associação Grupo Cultural do Horizonte, popularmente conhecidos como “Grupo Caxambu do Horizonte”. Ocasião em que o Mestre Pai Antonio, sentindo-se seguro com as mobilizações e interesses do grupo, transmitiu a função de mestre para seu sobrinho José Jorge Silva Domingos, que juntamente com seus tios, irmãs e primos mantém o grupo em atividade.
Bastante motivados, as lideranças do grupo passaram a se envolver cada vez mais com as mobilizações culturais que surgiam, as apresentações da dança do Caxambu se tornaram mais frequentes em escolas e em eventos culturais da região bem como em outras regiões próximas.