As informações deste registro é histórico gerado em 24/04/2021 ás 14:32:04.
Este agente é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

Cordel Cantante

A ideia do grupo é mostrar e justificar a importância da Literatura de Cordel ser Patrimônio Imaterial brasileiro desde o ano de 2018.
Por meio de cenas teatrais, contação de histórias, música regional e literatura de cordel o grupo tem por objetivo valorizar a literatura de cordel e a cultura regional do nordeste brasileiro tão importante para formação cultural do povo brasileiro.

Site: https://www.facebook.com/cordelcantante

Email: cordelcantante@gmail.com

Descrição

Cordel Cantante – A poesia de cordel em movimento
Artistas de diferentes regiões do Brasil se unem para levar a literatura de cordel cantada, de forma alegre e democrática, utilizando ritmos como coco, cucuriá, xote,ciranda e muitos outros.


O grupo que originalmente foi formado pelos artistas e cordelistas: Cleusa Santo, Edimaria, Dani Almeida, João Paulo Resplandes, Luciano Braga e Tin Tin Alves, nasceu despretensiosamente em um dia chuvoso, em junho de 2019, durante a exposição Cordel das Artes, na cidade de Embu das Artes (SP). Naquela ocasião, os artistas resolveram se unir para chamar a atenção do público que, por conta da chuva, estava disperso. Para mudar a situação, a iniciativa foi começar a declamar e dançar suas poesias de forma cantante no meio da rua. “Percebemos que o “alfaia” ( tambor) que estava como adorno na exposição, poderia ser tocado para formarmos rodas de cirandas, cocos e outros ritmos dançantes. Acrescentamos triângulo, pandeiro e atingimos em cheio as pessoas que circulavam próximas a exposição, que partir das nossas canções, chegavam, cantavam e também adquiriam os nossos cordéis”, destaca Edimaria, uma das integrantes do grupo.

Neste mesmo ano, o grupo foi convidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para participar da 17ª Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), sendo esta ocasião o momento de consolidação do Cordel Cantante.
Desde então, a participação nos mais variados eventos culturais, principalmente os relacionados a literatura, foram acontecendo, dentre eles se destacam: Primavera dos Museus (Fundação Ema Klabin); Festival Mário de Andrade - A Virada do Livro; Quintal do Cordel; Bodega do Brasil; Sarau Viva Nordeste, entre outros.
Atualmente o grupo conta com uma composição diferente tendo em sua ficha técnica Edimaria como atriz, escritora, contadora de histórias e compositora, Dani Almeida como atriz, escritora e contadora de histórias, TinTin Alves como ator, escritor e contador de histórias, Luciano Braga como ator, escritor, contador de histórias convidado e Artur Crobelatti como ator stand’in, responsável técnico de luz, som e transmissões online e editor de fotos e vídeos.
Este é o Cordel Cantante. Um grupo composto por artistas de diferentes gerações e de várias regiões do Brasil, que leva poesia de cordel e canções autorais de forma alegre e democrática, através dos mais diversos ritmos musicais: cacuriá, coco, xote, ciranda e muitos outros. Esta tem sido a principal marca do grupo.

Vídeos