As informações deste registro é histórico gerado em 14/08/2017 ás 10:06:48.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho

O prédio que abriga atualmente a Biblioteca Pública Adonias Filho foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915, tendo se constituído na primeira escola pública municipal. Mais tarde passou a se chamar Grupo Escolar General Osório.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Rampa de acesso;Sanitário adaptado

Horário de funcionamento: 9h às 18h

Endereço: Rua General Câmara, 317, Praça Castro Alves, Centro, 45653-220, Ilhéus, BA

CEP: 45653-220

Logradouro: Rua General Câmara

Número: 317

Complemento: Praça Castro Alves

Bairro: Centro

Município: Ilhéus

Estado: BA

Descrição

O prédio que abriga atualmente a Biblioteca Pública Adonias Filho foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915, tendo se constituído na primeira escola pública municipal. Mais tarde passou a se chamar Grupo Escolar General Osório.

Foi construído pelo Intendente Antonio Pessoa da Costa e Silva em um terreno doado pelo coronel Misael Tavares, numa época de crise mundial, pois àquela época estava em andamento a Primeira Grande Guerra. O presidente do Brasil era Wenceslau Brás e o governador da Bahia, J.J. Seabra.

A construção lembra as da Belle Époque francesa, pois no Brasil ainda se dava valor a este estilo. Esta expressão, Belle Époque, está diretamente ligada ao período iniciado em 1871, um período romântico, onde acreditava-se que não haveria mais guerra, as mulheres passaram a ter maior participação social e o mundo melhoraria porque a ciência estava se desenvolvendo para resolver todos os problemas do homem, segundo a filosofia positivista.

Durante muitos anos funcionou a escola, tendo o prédio sido utilizado pelo exército durante a Segunda Guerra Mundial. O prédio está dividido em duas partes, onde a freqüência era dividida em “sexo feminino” e “sexo masculino”.

Publicado por

Secretaria de Cultura de Ilhéus

Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, criada pela Lei nº 3.863/2017, responsável por promover o desenvolvimento municipal através da cultura, mediante estímulo à economia da cultura e a atividades, instituições e iniciativas de natureza artístico-cultural no âmbito do Município, bem como zelar por seu patrimônio artístico, história e memória cultural.