Armário Coletivo de Ilhéus

Economia Compartilhada é o presente e o futuro, precisamos desfrutar desde poder econômico desta abundância”
O Armário se baseia em 3 princípios:
- deixe o que gostaria de receber;
- cuide do armário como se fosse seu ;
- compartilhe o que quiser;.
Espaço de Compatilhamento e fomento da mudança de cultura em relação ao consumo.

Acessibilidade: Sim

Horário de funcionamento: 24 horas por dia. Todos os dias da semana

Site: https://www.instagram.com/armario_de_ilheus/

Email Público: gapilheus@gmail.com

Endereço: Travessa do Bonfim, s/n, Pontal, Pontal, 45654-050, Ilhéus, BA

CEP: 45654-050

Logradouro: Travessa do Bonfim

Número: s/n

Complemento: Pontal

Bairro: Pontal

Município: Ilhéus

Estado: BA

Descrição

O projeto Armário Coletivo de Ilhéus já possibilitou que milhares de objetos fossem compartilhados; são livros, roupas, sapatos e até mudas de plantas.
A ideia se baseia num conceito de Economia Circular e Compartilhada.
“Compartilhamos carros particulares através de aplicativos famosos, compartilhamos imóveis e aluguéis por temporada também, o UBER e AirBNB são a grande prova de que a Economia Compartilhada é o presente e o futuro, precisamos desfrutar desde poder econômico desta abundância.
O Armário se baseia em 3 princípios:
- deixe o que gostaria de receber;
- cuide do armário como se fosse seu ;
- compartilhe o que quiser;

Assim, através do compartilhamento de itens de segunda mão em perfeito estado para ser reutilizados, da auto-gestão e auto-responsabilidade, o armário fica numa calçada, ao ar livre por 24 horas, todos os dias, situado na Travessa do Bonfim, bairro Pontal, bem próxima a outra entrada do Colégio Militar.
O Armário Coletivo visa gerar esta INDAGAÇÃO:
o USO não seria mais importante que a POSSE?
Pra que ter uma furadeira super cara quando precisamos apenas do FURO na parede???
Sentiu-se a necessidade de instigar ainda mais a TROCA DE LIVROS E MÓDULOS escolares.
Conhecimento precisa ser compartilhado de várias formas.
Mas compartilhar é uma via de mão dupla, da mesma forma que você pode deixar o que quiser, pode pegar o QUE PRECISA, caso encontre.
A mudança cultural dos padrões de consumo, é muito relevante, por uma questão econômica, social, educacional e ambiental. O mundo não suporta mais este modelo de Economia Linear , em que extraímos da natureza, processamos em fábricas, vendemos em lojas em poucos dias tudo vira Lixo e acúmulo dentro de nossas casas, para piorar descartamos erroneamente poluindo tudo ao nosso redor, basta uma caminhada pelas praias de Ilhéus para encontramos tanto lixo.
A proposta do Armário Coletivo é uma das partes da ECONOMIA CIRCULAR, onde os objetos precisam ser utilizados várias vezes ou resignificados com técnicas de #upcycling.
Não queremos reforçar a cultura da doação que está sempre ligada à pobreza, um sujeito passivo recebe de alguém que DESCARTA o que não quer. Com o compartilhamento reforçamos a cultura da ABUNDÂNCIA, da riqueza; pois existe tantas coisas produzidas no mundo que podemos trocar e compartilhar e os recursos naturais serem poupados. No Armário Coletivo todos os Usuários são sujeitos ATIVOS, por que deixa com muito carinho algo para alguém. E esse alguém ESCOLHE O QUE PRECISA O Que precisa livremente.
O Armário é um estímulo ao Artivismo. A estrutura de ferro estava abandonada e através da ARTE se transformou de LIXO em LUXO pelas mãos da voluntária Aline Moreira.

Critérios de uso do espaço

LIVRE. Pode pegar o que quiser e precisar e deixar o que está em bom estado e pode ser útil para outras pessoas. Baseia-se na auto-gestão e auto-responsabilidade.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Grupo GAP amigos da praia

Grupo de Amigos da Praia atua em ações ambientais e na divulgação da cultura do consumo consciente, preservação ambiental e arte urbana como vetor de transformação dos padrões de consumismo que provocam tanta poluição.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem