Aparecida Torrecillas


Área de Atuação

Comunicação
Cultivadora de ideias no campo das artes, design, publicidade, audiovisual, educação libertadora, empreendedorismo de impacto social, ocupação afetiva da cidade, sustentabilidade socioambiental e otras cositas mas.

Site: https://invento.me/

E-mail: aptorrecillas@yahoo.com.br

Descrição

Sou graduada em Artes Plásticas e Publicidade, com Mestrado em Artes.  Publicitária e designer gráfica, atuei em departamentos de criação de agências de propaganda como redatora, diretora de arte e diretora de criação, por 5 anos.
Desde 2004, sou professora de disciplinas ligadas à Criação Publicitária na Universidade Vila Velha. Nessa instituição, sou também coordenadora da Agência Experimental do Curso de Publicidade, orientando alunos em projetos de comunicação internos e externos (orientadora desde 2004, coordenadora desde 2016). Em 2017, a agência foi eleita a melhor agência Jr. da Região Sudeste no Expocom, evento integrante do Intercom, maior congresso de comunicação brasileiro.

Em 2015, fundei o Grupo Gracias, um coletivo de alunos e professores do curso de Publicidade, para repensar a atividade sob a perspectiva social e colaborativa, experimentando novas possibilidades da publicidade na construção de relações sociais mais justas e na ocupação afetiva e democrática da cidade. Em cerca de 2 anos de atividades, o coletivo realizou ações como o Cadeira na Calçada, uma intervenção urbana que teve o intuito de resgatar o convívio público nas ruas da cidade; a oficina de poesia Cata-palavras, uma experimentação de novas linguagens para a propaganda; o bate-papo Cidade (in)Comum, em que colocamos em discussão nossas relações com a cidade. A mais contundente das atividades do Gracias, foi a ação Atingidos, em protesto contra o crime ambiental ocorrido com o rompimento da barragem de Mariana, que começou em dezembro/2015, com uma campanha on-line de repercussão nacional e depois de estendeu para uma intervenção urbana na Praça Costa Pereira, no início de 2016, em que os participantes eram fotografados sendo atingidos por uma mistura de água e tinta.

Sou idealizadora e organizadora da Invento - Escola Imaginária para Ideias Reais, projeto criado em 2017, um projeto de formação multidisciplinar que carrega como DNA o pensamento criativo e coletivo voltado para a transformação social. A proposta se baseia na concepção de escola como fomentadora de movimento, a partir do encontro de olhares e saberes diversos, sem a hierarquização tradicional professor/aluno. Tendo como viés a perspectiva artística do "desaprender", a Invento se materializa a partir de uma provocação - um tema proposto - e se move no devir das infinitas possibilidades de construção coletiva de realidades.

Participo também, como co-fundadora, da Espírito Criativo, uma plataforma de conexão de empreendedores da Economia Criativa do Espírito Santo, que realizou em evento em 2017 e está em fase de organização do segundo festival este ano. O grupo organizou também o Dia Mundial da Criatividade em abril de 2018, onde participei também como palestrante e organizadora do workshop “Oficina de Coragem.

Atuo, ainda, como produtora cultural e curadora na área das artes e como arte-educadora.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem